domingo, 29 de setembro de 2013

Síndrome do Ninho Vazio

                                                                                                                                          Julia Bax/UOL

Síndrome do ninho vazio - Como superar a saudade quando os filhos saem de casa.

Os filhos crescem, amadurecem, tornam-se independentes, seguem seu caminho e tomam a decisão de morarem sozinhos. Sabemos que esse é o rumo natural da vida, mas mesmo sabendo disso é difícil para os pais superarem essa falta.
A melancolia nesses momentos é perfeitamente normal desde que se tenha em mente que ela não é definitiva. Os sintomas de tristeza, depressão, saudade, caracterizam essa síndrome que atinge as mães e até mesmo os pais quando os filhos batem as asas e saem de casa. A partir desse momento, as mães se deparam com o sentimento de inutilidade por não desempenharem mais o papel ao qual estavam acostumadas. Geralmente, isso ocorre com mulheres que não desenvolveram outros papéis e que ficaram focadas só na maternidade. Um dos aspectos relevantes dessa síndrome se volta para o relacionamento conjugal. Com a saída dos filhos é maior a convivência entre marido e mulher. O casal começa a re-conhecer um ao outro e a re-aprender a viver juntos e sozinhos. Este é um momento de recomeço.
A síndrome do ninho vazio possui hora certa para ser findada, sendo que sua duração se estende do instante de separação dos filhos até o estabelecimento de uma nova ordem familiar. A personalidade de cada indivíduo também influencia no modo como a separação é encarada, sendo que indivíduos mais dramáticos sofrem mais.
Embora já seja certo que esta separação irá ocorrer, ninguém está preparado de fato para ela.
Para que a vida torne a ter sentido é necessário que as mães, na sua maioria, busquem outras atividades, aproveitando o tempo livre: academias, caminhadas, grupo de danças, formar grupos de amigas, artesanato, informática, atividades profissionais, cursos, ou outros programas como almoçar e jantar fora, uma viagem, um passeio, receber amigos para um jogo de cartas. Estas são algumas sugestões. Há muitas coisas a serem feitas, com ou sem dinheiro e independente da idade. Basta ter imaginação e também boa vontade.
Caso nada disse funcione, é necessário procurar um especialista, pois não há nada de mais em se preocupar com o próprio bem estar. Bem estar implica também em boa saúde. O importante é não se deixar consumir pela tristeza, por mais difícil que pareça, a síndrome do ninho vazio uma hora acaba. Com a ajuda de um especialista, pode-se compreender melhor o momento vivido e caminhar em direção a novos aprendizados, conquistando maior bem-estar.

Ana Tereza Veloso Costa
Psicoterapeuta de Família

Nenhum comentário:

Postar um comentário