sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Resiliência

Os resilientes são aquelas pessoas que passam por dificuldades, como todo mundo, só que a reação deles não é igual a de todo mundo.  Com eles a coisa é diferente. Por mais fortes e traumáticas que sejam as dificuldades, eles superam. Somos repletos de desafios e situações cotidianas, tais como: término de relacionamentos, perda de emprego, morte de entes queridos, doenças, conflitos interpessoais, traumas, aposentadoria, mudanças, desastres, entre tantos dos quais nos vemos obrigados a nos reconstruir. São nesses momentos que precisamos ser resilientes e reagir quando passamos por uma situação de estresse, tendo a capacidade de retornar ao estado normal, após sofrer grande pressão. É um atributo da personalidade que pode ser desenvolvido.
Administrar as emoções, controlar os impulsos, ter otimismo são habilidades de se manter sereno diante de um problema. Um dos fatores de maior importância é o apoio, é o acolhimento feito por outras pessoas, e que pode ser também o terapeuta, o psicólogo que vai te ajudar a desenvolver a sua autoestima e autoconfiança.
O desenvolvimento da resiliência começa pelo aceitar o desafio, onde se reconhece a existência do problema e também se percebe que existem soluções. Desenvolvendo e aprendendo a ser resiliente você aprende a confrontar as situações, enfrentar as tensões, ter desenvoltura, de cada experiência você faz um aprendizado positivo. Ao invés de focar no problema, foca na solução. É uma conquista pessoal. Saibam que temos uma capacidade de renovação eterna, podemos melhorar sempre!! É só saber como usar essa capacidade. É treino. O tempo é agora, não há tempo para paralisar, revoltar, inconformar, acomodar, deprimir!!!  Não é à toa que você cresce mais como ser humano justamente nos momentos de dificuldade! Desenvolva resiliência porque uma pessoa resiliente não se abate com facilidade, não culpa os outros pelos seus fracassos, ela luta. O autoconhecimento é a base para qualquer mudança de vida e a ajuda de um psicólogo facilita esse processo.
A felicidade como já mencionou um grande autor  não é a ausência de problemas. A ausência de problemas é o tédio.

É possível desenvolver, lapidar, aprimorar nossa resiliência. Carlos Drummond de Andrade escreveu: "A dor é inevitável. O sofrimento é opcional."                                                        Ana Tereza Veloso - Psicóloga

Nenhum comentário:

Postar um comentário